#histórias que minha avó me contou – RAÍZES: Mirna Anaquiri, Coletivo de Mulheres Artesãs Indígenas e Quilombolas (Goiânia-GO)

Mirna Kambeba Omágua – Yetê Anaquiri é uma liderança indígena jovem e a primeira indígena mulher a se tornar Mestra pela Universidade Federal de Goiás (UFG-Brasil). Com muita luta Mirna chegou até aqui e dedica sua vida ao empoderamento de mulheres, que assim como ela, precisam romper muitas barreiras.

Junto à Patricia Kamayurá e outras mulheres indígenas e negras quilombolas, encabeçam um coletivo de mulheres que levam o artesanato, conhecimento de suas ancestrais, para o meio urbano, em feiras e eventos, em busca do sustento para seus estudos, para manutenção de suas família, etc. Com muita garra, essas mulheres que agora estão impedidas de venderem seus artesanatos em locais que antes trabalhavam, devido à Pandemia da Covid-19, criaram uma Vakinha para ajudar outras irmãs artesãs pertencentes a diversos povos e aldeias indígenas, quilombos urbanos e rurais. Elas precisam da sua colaboração, ajude como puder, compartilhando, doando. Apoie as mulheres indígenas e quilombolas.

*Acessem o link da Vakinha para obterem mais informações: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoiem-as-artesas-indigenas-quilombolas-e-nao-indigenas

Texto: Daniela Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *