Quintal RAÍZES: Th’dide Fulni-ô “Rafael”

Quintal RAÍZES: Th’dide Fulni-ô “Rafael”, (Aldeia Indígena Fulni-ô-PE)

Th’dide, que significa “a raiz do coqueiro ouricuri” (seu nome na língua Fulni-ô) ou “Faé”, como é mais conhecido o Sr. Rafael (nome de branco, do registro), é um ancião querido e respeitado do povo Fulni-ô. Sua aldeia está localizada no agreste pernambucano, numa região conhecida como polígono da seca, no município de Águas Belas. Os Fulni-ô são a única etnia indígena do nordeste (com exceção dos povos do Maranhão) que conseguiram manter viva a sua língua materna, o Yaathe. Isso porque também conseguiram, com muita força e resistência manter vivo o ritual sagrado do Ouricuri, o grande segredo que também é alicerce dos Fulni-ô.
Se quiser encontrar o seu Faé na aldeia, vai ter que desbravar a Caatinga. É consenso: Faé gosta mesmo é de estar no meio do mato, que ele conhece como ninguém. Precisou de um remédio? Pode ir atrás dele que não tem “pau” na caatinga que ele não conheça e não saiba pra que serve. Como diz ele: “ela dá tudo pra nós”.
Seu Faé é sinônimo de resistência: ama sua língua, ama sua cultura e não troca seu jeitinho de viver por nada nessa vida. É um Fulni-ô que todo mundo deveria conhecer!
(Texto: Mari Moura)

AJUDE O POVO FULNI-Ô, doando pela Vakinha:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/fulni-o-contra-covid-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *