O RAÍZES – Grande Encontro de Raizeiros, Parteiras, Benzedeiras e Pajés na Chapada dos Veadeiros é uma escola aberta de reconexão com a ancestralidade da nossa gente. Realizado anualmente desde 2016 (exceto durante a pandemia), o encontro reúne mestras, mestres e aprendizes dos saberes tradicionais de cura em uma viva imersão Cerrado adentro.
Organizado de forma colaborativa e independente por voluntários, doadores e patrocinadores da Chapada e de todo o Brasil, o RAÍZES tem como missão salvaguardar, mas também difundir os saberes e fazeres tradicionais, valorizando mestras e mestres como bibliotecas vivas das ciências ancestrais que curam o corpo, a mente e a alma.
Cerca de 90 raizeiros, benzedeiras, parteiras e pajés de diversas comunidades, povos e nacionalidades compartilham sua sabedoria e história de vida no encontro, que em 2023 (última edição presencial) reuniu cerca de 3.000 aprendizes. Oficinas, rodas de conversa, benzimentos, saídas de campo (passeios no Cerrado com aulas a céu aberto), documentários, minicursos, exposições, feiras e noites culturais são os espaços de aprendizagem deste encontro-escola.
Toda a programação é oferecida de forma gratuita ao público, distribuída entre a Vila de São Jorge e Alto Paraíso de Goiás. Para além de fortalecer a rede dos saberes tradicionais de cura na Chapada dos Veadeiros, o RAÍZES busca também espalhar novas sementes e inspirar a realização de encontros semelhantes pelo Brasil afora.
A primeira edição, em 2016, foi chamada de “I Encontro de Raizeiros e Pajés na Chapada dos Veadeiros”. A pedido das próprias benzedeiras e parteiras, as edições seguintes seguiram com um novo nome, integrando a diversidade de conhecimentos compartilhados, rebatizando o projeto como é conhecido hoje: RAÍZES: Grande Encontro de Raizeiros, Parteiras, Benzedeiras e Pajés na Chapada dos Veadeiros.